O que é Coaching?
Coaching é uma metodologia utilizada para impulsionar o desempenho e, consequentemente, potencializar resultados de um indivíduo, grupos ou empresas.
A metodologia, que é cientificamente validada, utiliza técnicas e ferramentas que têm como base estudos de diversas áreas como:
- Psicologia Cognitiva, Psicologia Comportamental e Psicologia Positiva;
- Neurociência;
- Ciências Organizacionais;
- Gestão de Pessoas;
- Administração (planejamento estratégico, processos, negócios).
O processo de Coaching é conduzido por um profissional habilitado, cujo trabalho consiste em orientar o cliente no caminho do autoconhecimento, do aprimoramento de suas habilidades e da descoberta de novas competências.
O Coach exerce um papel importante neste processo de desenvolvimento humano. Seu acompanhamento e apoio permitem que o Coachee saia do estado atual para o estado desejado, através de um plano de ação focado em soluções.
Com a expertise e ferramentas certas, o Coach é capaz de despertar o que há de melhor no Coachee, trazendo a tona habilidades que já existiam e que não eram devidamente exploradas, além de desenvolver novas competências.
Aplicações
O Coaching é destinado a todos aqueles que estão interessados em alcançar um objetivo específico e elevar sua performance nos diversos aspectos da vida, seja pessoal ou profissional.
As técnicas e ferramentas presentes na metodologia de Coaching podem ser aplicadas ao indivíduo que busca uma posição melhor em sua carreira, assim como àqueles que precisam superar conflitos em relacionamentos, aumentar a autoconfiança e quebrar crenças limitantes.
Dessa forma, o profissional de Coaching devidamente certificado, pode atuar em diferentes nichos. Listo abaixo as duas áreas nas quais atuo:
Coaching Pessoal
No Coaching Pessoal o objetivo é promover o desenvolvimento do indivíduo em aspectos mais íntimos de sua vida. Relacionamentos, saúde, família e finanças são exemplos de áreas a serem trabalhadas em busca de soluções.
Existe também a possibilidade do indivíduo estar vivendo uma fase sem motivação e propósito, o que afeta diretamente as suas metas pessoais, autoestima e equilíbrio.
Por meio de um diagnóstico, planejamento e da atuação do Coach durante as sessões, o indivíduo estará apto a fazer as mudanças necessárias na busca por uma vida mais equilibrada e feliz.
Coaching Profissional
Como o nome já diz, aqui o foco é a carreira do Coachee. Questões como insatisfação no trabalho, falta de produtividade, otimização do tempo, aumento de performance e desenvolvimento de habilidades são temas a serem tratados no processo.
Profissionais em fase de transição de carreira também podem buscar ajuda através do Coaching. Com a orientação e ferramentas adequadas, o Coach é capaz de estimular o indivíduo a encontrar um novo caminho de atuação.
Seja qual for a questão a ser tratada, a finalidade do processo é ajudar o Coachee a evoluir, adequar a carreira ao seu perfil profissional e tomar decisões estratégicas em busca do sucesso que almeja.
O processo de Coaching
É realizado através de sessões, cerca de 10 a 12, individuais ou em grupo e que podem ser agendadas por semana, quinzena ou mês. Tais sessões duram, em média, uma a duas horas, de acordo com a demanda e com a combinação prévia entre o Coach e o Coachee.
Vale ressaltar que o Coaching é indicado para pessoas que estão “saudáveis” do ponto de vista psicológico e querem auxílio para atingir um objetivo específico.
Por isso, antes do início do processo de Coaching, o profissional (quando psicólogo) faz uma avaliação da situação atual do cliente considerando suas necessidades e objetivos. A partir dessa avaliação, o Coach apresenta um feedback e a proposta de trabalho a ser seguida em busca dos resultados esperados.
Benefícios do Coaching
Todos os indivíduos possuem pontos que precisam ser desenvolvidos. Listo aqui alguns dos benefícios que o Coaching trás para a vida daqueles que se dispõem a passar por esse processo de transformação.
- Autoconhecimento, elevação da autoestima e da autoconfiança;
- Aprimoramento da comunicação interpessoal e dos relacionamentos;
- Capacidade de lidar positivamente com adversidades;
- Planejamento e gestão de tempo;
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Aumento da produtividade, foco e disciplina;
- Desenvolvimento de novas habilidades;
Coaching x Terapia
Embora tenha como base estudos nas áreas de Psicologia, o processo de Coaching não é terapia. Ambos visam o desenvolvimento humano, mas possuem aspectos diferentes na aplicação do processo e no objetivo final.
A terapia considera toda a vida do indivíduo. Já o Coaching atua em questões isoladas, como a busca pela realização de um objetivo ou desenvolvimento de habilidades. Dessa forma, até mesmo o tempo de duração varia de um processo para o outro.
Enquanto a terapia é um tratamento a longo prazo, o Coaching acontece em um curto espaço de tempo. Isso faz com que o Coaching, enquanto um processo, tenha início, meio e fim.
Para ser Coach, o profissional precisa de uma formação em Coaching, que é oferecida por algumas instituições certificadas. Já a terapia é aplicada por alguém graduado em Psicologia.
Entretanto, é comum que alguns profissionais da área de Coaching possuam ambas as formações, o que possibilita a ampliação do repertório de ferramentas e abordagens a serem aplicadas no processo.
Caso você ainda tenha dúvidas a respeito da metodologia de Coaching, suas aplicações e o funcionamento do processo, fale comigo.
Você pode fazer isso através dos meus contatos ou do formulário no link abaixo: